segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A Esperança que se Adia

Valores diários

A Esperança que se adia

Se você se sente preso, pense nisto: Porque Ele levou sobre si as nossas iniqüidades, o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele e por suas pisaduras somos sarados.

As pessoas podem estar presas de diversas formas. Com algemas sentimentais, presas a relações equivocadas, em Delegacias e Cadeias Públicas inocentes ou culpadas, ao Pecado, a Religião, ao Fanatismo Religioso ou não, as Políticas Públicas de Assistencialismo barato, ao Egoísmo e a relação se estenderia mais, seu eu estivesse interessada em defender uma tese sobre o assunto. O que não é minha intenção.



Quando se esta enfrentando uma situação prisional – seja ela qual for, pensa-se logo que quem dela esta a falar não a entende, principalmente se não passou por isto. Se você é uma destas pessoas, posso até concordar. Mas conheço alguém que esteve preso e sei que sofreu muito. Principalmente porque estava inocente. Ele sofreu, foi chicoteado, preso, humilhado e até morreu, mesmo sendo inocente. No entanto ele enfrentou tudo isto calado. Claro que sabe de quem estou falando: de Jesus.



Quando penso nisto, lembro-me de um verso de Salomão, que fala sobre dor, solidão e esperança: “A esperança que se adia faz doer mo coração, mas o desejo cumprido é árvore da vida”. (Provérbios 13.12) Sei que este pensamento é claro e inteligível a todos os que o conhecem ou o lêem. E este pensamento me faz ter a certeza de que Deus pode agir em qualquer situação. No caso de Jesus, Deus lhe deu vida nova, com a ressurreição e do seu sofrimento e dor, nasceram-lhe filhos e amigos especiais, que defendem sua causa, o adoram e louvam, buscando ter comunhão com Ele sempre, que é o que importa a Ele. Já que é isto que está registrado no seu Testamento que “Deus é espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e verdade”. No seu caso, Deus pode mudar também a sua história e fazer de você uma nova pessoa, ‘mas depende de você’!
Você pode encarar a situação de diversas formas:


* Se acomodar e deixar o barco correr como se não fosse responsável por seus atos;
* Se portar como vítima e afundar em vícios e lágrimas, que te destruirão;
* Culpar os outros e se eximir de culpa, fugindo de sua responsabilidade;
* Se especializar em fazer o mal;
* Aderir à Lei de Talião e começar a fazer sua própria justiça – olho por olho, dente por dente; ou
*Tomar novo rumo.


Você pode de novo dizer que é fácil sentar aqui e escrever um jornal e mais nada que te interesse. E talvez de novo você tenha razão. Mas Cristo quando esteve aqui contou a história de um jovem rico, que pediu a seu pai sua herança e partiu em uma longa viagem. Gastou tudo o que tinha com os amigos e no momento que precisou deles foi abandonado.


Isto acontece conosco sempre. Nunca acreditamos que certos amigos nos abandonarão, mas quando batemos no fundo do poço é que reconhecemos os verdadeiros amigos que se apresentam na figura daqueles que nos aconselharam a não agir de certa forma, prevendo o que nos aconteceria. E pode estar certos, sendo estes amigos os familiares, pais, professores ou outros jovens como nós, mas que pensam de forma diferente, nos os desprezamos ao longo de nossos momentos de prazer, não importando-nos quanto sofrimento estávamos trazendo às suas vidas com nossas atitudes egoístas.


E o principal que abandonamos quando buscamos a satisfação pessoal a qualquer preço é Jesus.
Jesus, no entanto, não é mesquinho. Se você se voltar a Ele, com certeza estende seus braços e o acolhe, fazendo de você uma nova pessoa.


Por que Ele é Pai e como tal, perdoa nossas fraquezas e decisões erradas. Nós só não nos livraremos das conseqüências de nossas atitudes errôneas, mas Ele é fiel para nos dar alívio nos momento de dor e solidão, que advirão de nossas escolhas.
Agora que você já pensou nisto, pense nas palavras de Tiago (1.12) “Feliz é o homem que persevera nos momentos difíceis, por que depois de aprovado, receberá a coroa da vida.”
“Jesus pode libertar você de verdade, pois é sua promessa: Se o Filho do Homem te libertar, verdadeiramente sereis livres”
Espero que esta palavra fale ao seu coração e ressuscite em você esperança e fé.

Com amor, sempre,
Uma serva a seu serviço, amigo.
Elisabeth Lorena Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado.
Fique na Paz de Cristo!